sábado, 31 de agosto de 2013

The Color Run Goiânia 2013


Uma corrida onde todos são vencedores!


Resumo: Dois recordes alarmantes: 1) o Brasil ultrapassou 200 milhões de habitantes; 2) 51% desta população tem excesso de peso. Esse é o maior trunfo desta corrida: por meio do lúdico, levar as pessoas para as ruas, seja para correr ou simplesmente andar, em última instância MOVIMENTAR e se DIVERTIR. Vejam como foi a THE COLOR RUN GOIANIA 2013!


                Você já se imaginou em uma corrida onde não há vencedores e nem tampouco marcas oficiais? Assim é a The Color Run”, um circuito de corrida considerado como os 5 km mais animados do mundo! 

    É uma corrida onde milhares de participantes são literalmente pintados, a cada quilômetro. O circuito, inaugurado nos Estados Unidos, se tornou um grande sucesso desde a sua primeira edição, em 2012, ao reunir mais de 600.000 participantes em 50 eventos.

Em 2013 serão realizados mais de 100, em todo o mundo. Goiânia foi uma das cidades escolhidas! A corrida foi realizada neste último dia 25.08.2013 com a largada e chegada, na Praça Cívica.
Imagem 1. The Color Run Goiânia 2013.



Companheiros de Corrida foi lá conferir, apenas como observador! O ambiente e o clima no local eram típicos de mais uma corrida de rua tradicional, com pórticos de largada e chegada, guarda-volumes, camisetas da prova, números de peito, serviço de som, tendas de academias e assessorias de corrida, percurso balizado e demarcado, postos de hidratação, grande número de staffs, largada em ondas, entre outros aspectos.
Veja o vídeo do evento:
 
 

Entretanto, assim que nos familiarizamos com o ambiente fomos percebendo a falta de outros itens, isto é, não havia troféus, medalhas, premiação, chips de cronometragem e, por isso, nem tapetes ou relógios de marcação de tempo na largada e chegada.

O público diferenciado foi percebido logo na chegada. Não se viu as “figuras carimbadas” que se vê nas corridas. Os participantes tinham biótipos completamente diferentes. Encontramos participantes de todas as idades, de bebês até idosos, famílias, casais, amigos, etc., além de muitos jovens. Alguns, visivelmente sedentários.

O estranhamento com o evento aumentou quando nos posicionamos para assistir a largada. Percebemos que muitos participantes se alinharam, mas a grande maioria ficou do lado de fora do funil. Era o prenúncio de que a largada seria em ondas.
 
 
Imagem 2. preparação para a largada.

Imagem 3. Preparação para uma das largadas.
 

Um narrador tratou de agitar a galera perfilada, com muita música e distribuindo camisetas e kits com o “pó colorido”, que nada mais é do que amido de milho, inerte e sem nenhum efeito nocivo à saúde. A surpresa mesmo veio quando soou a buzina. Esperávamos que fosse um atropelo só. Entretanto, salvo alguns mais apressados, a maioria mesmo saiu andando, quase uma procissão.

Acompanhamos o “cortejo” por um bom trecho. A cada quilômetro foram posicionadas estruturas e staffs, prontos para “pintar” todo aquele que passasse no meio de um funil, onde havia sacos repletos daquele pó colorido. A cada quilômetro uma cor diferente. Houve participante que chegou a parar para receber uma carga maior de cor. Outros retornavam e passavam novamente pelo funil. A cada quilômetro, pausas e mais pausas para fotografias ou filmagens.

A chegada pode não ter sido tão emocionante ou disputada, como normalmente são as corridas tradicionais. Entretanto, uma coisa é verdade: todos chegavam de forma ordeira, pacífica e com um grande sorriso no rosto. E dá-lhe mais fotos! Após a chegada, os participantes foram recepcionados por um animado DJ. Um claro sinal de que a festa estava só começando! Sem dúvida, este foi um pós-corrida bem animado.
 
Imagem 4. Chegada.
 

O lado lúdico da atividade foi realmente o que chamou a atenção. Lá dentro não importava que tipo de participante você fosse: do mais rápido ao mais lento, do mais jovem ao mais idoso. O único código de conduta era largar usando camiseta branca e chegar completamente colorido.

Aí talvez, esteja o maior trunfo desta corrida: por meio do lúdico, isto é, pela profusão de cores, fazer com que as pessoas com diferentes perfis se movimentem, trazendo-os para as ruas, seja para correr ou simplesmente andar, em última instância MOVIMENTAR e se DIVERTIR.

Isso é MUITO IMPORTANTE, especialmente neste exato momento em que o Brasil acabou de conquistar dois recordes alarmantes: o primeiro, a população brasileira ultrapassou o patamar de 200 milhões de habitantes, pela estimativa divulgada em 29.08.2013 pelo IBGE. O número de pessoas vivendo no país chegou a 201.032.714 até a data base de 1 de julho deste ano.

O segundo foi que no Brasil, 51% da população tem excesso de peso, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A pesquisa ainda apontou que 17,4% dos brasileiros são obesos. Era 15,8% no ano passado, e 11,4% em 2006. Entre os homens (54,5%), a prevalência de excesso de peso é maior do que nas mulheres (48,1%).

É claro que uma participação única em um evento como esse está longe de solucionar o problema, mas já é um bom começo!

Assim, seja para correr ou simplesmente para caminhar, o maior mérito da “The Color Run” está em conseguir tirar as pessoas do sofá e fazê-las se MOVIMENTAR. Com diversão, é melhor ainda!

 Fontes de Apoio:




 

 

2 comentários:

  1. Bem legal este evento !!! Meu carinho e admiração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana!
    Você tem razão! Foi um evento bem animado mesmo!
    Tirou muita gente de casa, colocando-as para se movimentar!
    Precisamos mais disso!
    Um grande abraço e sucesso para você!
    Nilo

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.