sábado, 18 de maio de 2013

10ª Volta do Lago de Brasília: Dicas para uma boa Prova



10ª Volta do Lago CAIXA de Brasília: Dicas para uma boa Prova


Uma típica prova onde a jornada é mais importante do que a chegada.
É também onde o trabalho em equipe faz toda a diferença!



            Inspirada na Volta à Ilha de Florianópolis, a VOLTA DO LAGO CAIXA de Brasília é uma ultramaratona de 100 km que pode ser realizada individualmente (100 e 60 km) ou em equipes de 2, 4, 6 e 8 corredores nas categorias masculina, feminina ou mista. São distribuídos 14 trechos de 3 a 11 km, com altimetria variável (asfalto, trechos cross-country com subidas e descidas).


Imagem 1. Cartaz de Divulgação da 10a Edição da Volta do Lago CAIXA de Brasília



            Considerada como uma das 20 corridas imperdíveis do Brasil, a prova impõe uma série de desafios logísticos, onde correr é apenas um detalhe. Além do esforço físico, cada etapa requer de seus participantes um bom planejamento e estratégia.

            Para 2013, a organização realizou algumas alterações no percurso, em especial no PI 9 (Posto de Integração), que passará de 8,900 para 10,970 km, no PI 10 que passará de 7,600 para 5,060 km e no PI 12, que passará de 3,000 para 7,080 km. Estas mudanças podem ser mais bem analisadas na tabela abaixo. Portanto, fique atento!

            Tecnicamente falando, em nossa opinião, mesmo com as mudanças, o PI 9 continuará sendo o mais difícil. Afinal, ele reúne características desafiadoras, por ser um trecho que oferece muitas variações, ora sendo em asfalto, ora cross-country, alternando fortes subidas e descidas.

            Atenção especial também deve ser dada ao PI 10 em função de suas características. Na edição passada, houve queixas de falta sinalização, o que levou alguns atletas a se perderem, levando-os a permanecerem no percurso por um tempo maior do que o planejado.

            Observem também que de acordo com os dados divulgados pela organização, em 2013, há uma falha na distribuição da quilometragem dos trechos. Para fechar os 100 km faltam 410 metros, isto é, temos um total de 99,590 km. Portanto, fica a pergunta: em que momento da prova estará os 410 metros restantes? 



TRECHO
2013
2012
Km
CARACTERÍSTICAS
Km
CARACTERÍSTICAS
PI 1
9,320
Características mantidas
9,400
Largada: Eixão Sul – altura do Cine Centro são Francisco – entre quadras 102/103 sul
Chegada: Concha Acústica
Características: Asfalto quase todo em descida

PI 2
7,350
Características mantidas
7,000
Largada: Concha Acústica
Chegada: Estacionamento externo do Centro Olímpico da UnB.
Características: Asfalto com trechos planos e ondulados

PI 3
4,630
Características mantidas
4,700
Largada: Centro Olímpico UnB
Chegada: Calçadão beira lago Asa Norte
Característica: Percurso todo em asfalto plano

PI 4
5,930
Características mantidas
5,900
Largada: Calçadão beira lago Asa Norte
Chegada: Parque Vivencial II Lago Norte
Características: Percurso muito difícil e com terreno variado. Começo no asfalto e final cross-country.

PI 5
9,510
Características mantidas
9,600
Largada: Parque Vivencial II do Lago Norte
Chegada: Clube do Congresso do Lago Norte
Característica – Saindo pela ciclovia do Parque do Lago Norte até ao lado da Academia Barra

PI 6
7,920
Características mantidas
8,000
Largada: Clube do Congresso Lago Norte
Chegada: Estacionamento em frente ao posto policial na QI 01 (ao lado do Deck Norte).
Características: Percurso fácil e longo, poucas subidas, pista de asfalto.

PI 7
8,440
Características mantidas
8,400
Largada: Estacionamento ao lado do Deck Norte
Chegada: Piscinão do Lago Norte
Características: Percurso em asfalto e pouca ondulação
PI 8
5,050
Características mantidas
5,000
Largada: Piscinão do Lago Norte
Chegada: Até a altura da entrada para a ML 10.
Características: Percurso em asfalto com subidas e descidas longas.

PI 9
10,970
PI 9 foi transferido para a entrada da QL 28 Conj. 17
Largada: MI/ ML 11
Chegada: Ermida Dom Bosco QL28 Conj. 17
Características: Muito variado. Asfalto, cross-country, subida e descida forte. Se exigirá muita atenção.

8,900
Largada: ML 10
Chegada: Ermida Dom Bosco Características: Muito variado. Asfalto, cross-country, subida e descida forte. Se exigirá muita atenção.

PI 10
5,060
Largada: EDB QL28 Conj. 17
Chegada: Gramadão da Ponte JK – via Lago Sul.
Características: Muito variado. Asfalto, iniciando em subida forte, cross-country.

7,600
Largada: Ermida Dom Bosco Chegada: Gramadão da Ponte JK – via Lago Sul.
Características: Muito variado. Asfalto, iniciando em subida forte, cross-country.

PI 11
7,930
Características mantidas
8,000
Largada: Gramadão Ponte JK/ Lago Sul
Chegada: QI/QL 16 Lago Sul – altura do Posto Texaco
Características: Percurso em asfalto com relevo variado e subida forte.

PI 12
7,080
Largada: QI/QL 16 Lago Sul – Estacionamento da Igreja Presbiteriana.
Chegada: QL 8 Em frente ao Centro Comercial Gilberto Salomão.
Características: Percurso em asfalto com subida no início e plano no restante.
3,000
Largada: QI/QL 16 Lago Sul – Estacionamento da Igreja Presbiteriana.
Chegada: Pontão do Lago Sul
Características: Percurso em asfalto com subida no início e plano no restante.

PI 13
3,720
Largada: QL 8 Em frente ao Centro Comercial Gilberto Salomão.
Chegada: Acesso Av. das Nações/L2 Sul
Características: Percurso em asfalto e relativamente plano
8,000
Largada: Pontão do Lago Sul
Chegada: Acesso Av. das Nações /L2 Sul
Características: Percurso em asfalto e relativamente plano
PI 14
6,680
Características mantidas
6,500
Largada: Acesso Av. das Nações /L2 Sul
Chegada: Eixão Sul Área de Largada e Chegada.
Características: Percurso em asfalto, quase todo em subida constante.

TOTAL
99,590 ????

100


Tabela 1. Principais Características dos Trechos a serem Percorridos (2012 vs 2013)
* PI = Posto de Integração 



            Diz-se por aí que se conselho fosse bom, não se dava. Vendia! Essa não é nossa pretensão. Participamos desse grande evento no ano passado. Abaixo, disponibilizamos um vídeo com os principais momentos de nossa participação. Confira!




  
                Aprendemos bastante, especialmente com alguns de nossos erros. Com base nessa experiência, preparamos a seguir algumas dicas que podem ser úteis, especialmente se esta for a sua primeira participação nesta prova.



EQUIPE



  • Definir uma equipe (2, 3, 4, 6 ou 8 mistos ou não). Não precisa terem paces parecidos mas, se tiverem, melhor;

  • Quanto menor o número de componentes, mais fácil será a coordenação;

  • Um quarteto seria ideal: cabem todos dentro de um único carro; a distribuição dos trechos fica mais equilibrada e justa. Neste caso, cada um correrá, em média, de 20 a 22 km;

  • Definir a liderança (capitão), preferencialmente com alguém de maior experiência e que conheça as habilidades e potencialidades de cada atleta;

  • Ao distribuir os trechos para a equipe lembrem-se de que o atleta não pode correr dois trechos consecutivos;

  • Considere o nível da equipe para definir a hora da largada. Se sua equipe for rápida, (< 4:30 min/km), não será prudente serem os primeiros a largarem, pois certamente encontrarão os postos de integração (PI) fechados. Se o ritmo da equipe for mais lento, não haverá problemas em serem os primeiros a largarem; 



Imagem 2. Edição de 2012: Atletas preparados para a primeira largada.



PERCURSO:


  • Todos devem conhecer a hora de abertura e fechamento dos PIs.

  • Todos devem estudar o percurso, especialmente detalhes de quilometragem e de altimetria. Isso é imprescindível para que não se percam dentro do mesmo.

  • Há trechos difíceis e de cross-country, que devem ser distribuídos para quem possui experiência neste tipo de terreno.
 
Imagem 3. Percurso: Um verdadeiro passeio por Brasília

RECURSOS


  • Preparem tudo aquilo que forem consumir durante a prova, especialmente água, isotônicos, carboidratos, barras de cereais, alimentos doces ou de salgados. Lembre-se que serão de 10 a 11 h dedicados à prova.

  • É importante ter mais de uma pessoa habilitada a dirigir entre os atletas. Há possibilidade de se alugar uma van e contratar um motorista com experiência (ver site da organização).

  • Escolham um veículo em boas condições de uso (manutenção em dia).

  • É importante que o(s) motorista (s) saibam chegar aos PIs e  conheçam os pontos críticos.

  • Respeitem às Leis de Trânsito e também os atletas em competição. Qualquer deslize pode desclassificar a equipe.



CONTINGÊNCIAS



  • Preparem-se para possíveis contingências.

  • Sempre considerem a possibilidade de alguém se machucar e a necessidade de um atleta ter que correr mais do que o planejado.

  • Correr 21 km diretos é diferente de correr 10 km, descansar por uma a duas horas, e voltar a correr novamente. Portanto, prepare-se. O segredo está no aquecimento.

  • Não se esqueçam de deixar o veículo abastecido e revisado!

  • Leve materiais extras para utilizar, caso seja necessário (tênis, meias, bonés, camisetas)!

  • Organize e leve materiais para primeiros socorros. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer!  
  • Cuidado com a alimentação no dia anterior. Descansem!


DEVER DE CASA


  • Todos devem ler e compreender o regulamento.

MAIORES INFORMAÇÕES:


Data: 9 de junho de 2013, domingo
Largada e chegada: Eixão Sul, na altura do Cine Centro São Francisco Inscrições por atleta:
De 1° a 30 de abril: R$72
De 1° de maio a 26: R$77
De 27 de maio a 3 de junho: R$82
Inscrições: www.voltadolagocaixa.com.br
Telefone: 061.3532-5169
Informações: info@voltadolago.com.br


            Esperamos que estas dicas sejam úteis!
            Um grande abraço e boas corridas!



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