domingo, 28 de abril de 2013

Correr é Simples, desde que observadas algumas regras!



Os Perigos das Planilhas e do Treinamento à Distância



Abstract: Running is an activity that, like any other, requires a good guideline. A good technique means good health.
  


                As pessoas começam a correr por diversas razões. Seja para se divertir, para ganhar tempo, para brincar, praticar outro esporte ou para perder peso. Outras vezes se iniciam para ganhar maior qualidade de vida ou até mesmo por sugestão médica, devido a alguma doença de base, como hipertensão, diabetes, etc.




                A boa notícia é que quase todos podem começar a correr, independente da idade. Porém, à medida que elas se iniciam e se interessam pela atividade, passam a querer correr cada vez mais, seja por tempo ou para ganhar velocidade. Independente do objetivo pela qual o indivíduo começou, há vários caminhos para poder começar.
                Muitas pessoas até se iniciam na atividade, mas acabam desistindo na metade do caminho. Talvez por forçarem demais no início ou, talvez até mesmo, por irem muito devagar e não vislumbrarem nenhum benefício advindo da prática. Talvez, por falta de incentivo ou até mesmo por falta de um planejamento. Talvez, por um pouco disso tudo.
                Na maioria das vezes, a questão do abandono está na falta de um planejamento, o que gera inconsistência. Na corrida, independente do atleta ser um profissional ou amador, é inegável que a consistência na prática do treinamento, se constitui um dos pilares básicos de sucesso. Aqueles mais dedicados acabam se tornando exemplo para os demais. Um exemplo de dedicação e até mesmo de “insistência”.
                Nesse sentido, sempre nos deparamos com colegas, familiares e amigos que ficam curiosos para conhecer um pouco de nossa história no mundo da corrida. Alguns questionamentos se tornam frequentes. Por exemplo: - Como tudo começou? – Quantos quilos perdeu? – Quantos quilômetros consegue correr? etc. No fundo de todas estas perguntas pode se encontrar um pedido de ajuda.
                Porém, correr pode não ser tão simples assim. É uma atividade que, como outra qualquer, requer uma boa orientação. Correr exige técnica, mesmo que muitos possam achar que basta calçar um par de tênis e sair trotando por aí. Isso até é possível. Entretanto, uma vez adotada a técnica errada, pode ser muito difícil corrigi-la.
                Além do mais, a boa técnica é aliada da boa saúde. Esse detalhe é muito importante, pois pode deixá-lo longe das lesões, um dos piores vilões da corrida. As clínicas de ortopedia e de fisioterapia estão repletas de corredores lesionados, muitos deles por possuírem, ou por não seguirem corretamente as orientações prescritas por seus técnicos.
                Ora, estamos falando do início de uma carreira, isto é, a fase mais crítica de um atleta. É justamente quando o técnico deveria acompanhar seus primeiros passos. Corrigir sua postura, coordenação, correta aplicação dos exercícios, etc.
                O exercício físico é um assunto muito individual, por isso que todos deveriam ter um acompanhamento técnico. Nesse universo não dá para ser autodidata. Você pode até tentar, mas poderá pagar caro por isso.
                É comum encontrarmos planilhas de treino sugeridas por alguns treinadores publicadas em sites ou revistas esportivas. Há muita controvérsia nesse assunto pelo simples motivo que estas planilhas são vistas como uma “receita de bolo” e não respeitam a individualidade.
                Como indivíduos somos organismos diferentes um dos outros, com metabolismo e fisiologia diferentes. Cada um tem o seu próprio tempo de descanso. Por isso, não se deve padronizar.
                Mesmo quando usadas como uma simples referência, as planilhas levam os iniciantes, sem técnico ou até mesmo os atletas mais experientes (porém autodidatas) a cometerem os mais variados erros. Até mesmo os treinamentos à distância, onde o técnico não tem o devido contato com o corredor, prescritos por e-mails, telefones ou cartas, são vistos com certa restrição, pois o indivíduo pode ter uma série de vícios que o técnico deveria corrigir, o que não é possível à distância.
                Porém, nesse meio, é comum as pessoas solicitarem dicas e orientações para começarem a correr. Pelos pontos de vista defendidos acima não podemos prescrever uma planilha de treinamento, apesar de haver várias delas disponíveis em sites e revistas especializadas no assunto.
                Posso dar o seguinte conselho, que vejo como algumas dicas de ouro:

Procure um médico* e faça um check up!
Procure por profissionais que lhe dê segurança (Profissional de Educação Física, Nutricionista, etc.).
Seja paciente! Não acredite em receitas milagrosas (fórmulas, suplementação sem orientação, remédios para emagrecimento, etc.).


* Faça um check up completo antes de começar. Fale com o seu médico sobre a sua decisão. Ele solicitará todos os exames necessários. É interessante realizar um teste ergoespirométrico para conhecer a sua frequência cardíaca e poder determinar as suas zonas de treinamento, isto é, poder balizar seus treinamentos de acordo com a sua frequência cardíaca máxima.
               
                Boas corridas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.